O Instituto Fazenda Tamanduá

O Institudo Fazenda Tamanduá, OSCIP, fundado em 2007, tem como objetivo dar sequência de maneira oficial e estruturada aos trabalhos começados desde 1977 na Fazenda Tamanduá, situada no bioma caatinga com clima semiárido e certificada Biodinâmica, com o selo Demeter.

O objetivo inicial foi de estabelecer e oferecer uma plataforma durável a universitários, pesquisadores, científicos e amadores, com a possibilidade de efetuar trabalhos que possam levar anos, como da ciclagem de nutrientes na caatinga, que funciona há mais de 20 anos, ou os levantamentos da fauna, flora e insetos, reavaliados frequentemente numa fazenda de 3.000 hectares com topografia diversificada e áreas de vegetação totalmente preservadas.

A partir desta plataforma e do acúmulo de conhecimentos adquiridos desde 1977, estamos desenvolvendo e divulgando tecnologias certificadas de manejo orgânico adaptadas ao semiárido, tanto para pecuária, bovino e caprinocultura, como para agricultura, principalmente com sorgo, moringa, cucurbitáceas, mangueiras e também apicultura. Isto se faz através de dias de campo ou de pequenos filmes.

Deste modo recebemos estagiários do Brasil e do mundo todo, que vem descobrir este bioma pouco conhecido, com a seca prefigurando o futuro de muitos países devido às mudanças climáticas.

Efetuamos trabalhos de sensibilização e educação ambiental com jovens escolares de Patos ou Santa Teresinha, PB, devidamente preparadas com os professores, ou até estadias como o da Escola Turmalina de Paudalho, PE, cujos alunos vem anualmente participar dos trabalhos da Fazenda Tamanduá, numa visão inspirada de Rudolf Steiner, fundador do conceito biodinâmico em 1924.